Prováveis causas da insônia !
Os equipamentos eletrônicos que emitem luz de ledes de modo geral são um grande inimigo ao nosso sono, pois eles nos mantem foto estimulados e impede a produção de melatonina o principal hormônio do sono. Além das doenças degenerativas da visão causadas pelo ataque da luz azul de alta energia à retina existem outros efeitos danosos à saúde.
Então o primeiro passo, e certamente a solução mais barata, é você usar óculos com lentes blue control filter, que bloqueiam a luz azul. Mas se ainda assim persistir o problema, nossa sugestão é que você faça uma consulta com o seu médico porque existem vários fatores que podem contribuir para a insônia e baixar a sua qualidade de vida colocando em risco a tua saúde.
Ele deve rever todos os medicamentos prescritos que provavelmente você esteja usando mesmo que comprados livremente e alguns dos quais estão incluídos os remédios para a pressão arterial e uma variedade de antidepressivos que agem como betabloqueadores da melatonina e podem prejudicar o sono.
Em seguida, ele (a) deve avaliar se você sofre de artrite , refluxo gástrico (azia) , menopausa, ou alargamento da próstata que são notórios em interromper o sono ou fazer com que você desperte durante a noite. Esses sintomas são muitas vezes esquecidos como causas que contribuem para a insônia , diz Marvin M. Lipman, MD, Consumer Reports consultor médico principal dos EUA.
Seu médico também pode pedir exames que possam detectar se você sofre de apneia do sono (pausas periódicas na respiração enquanto você dorme, com duração de alguns segundos a alguns minutos) ou síndrome das pernas inquietas (impulsos involuntários para mover as pernas).
Para fazê-lo, ele (a) provavelmente irá encaminhá-lo para um especialista do sono que pode rastrear seus padrões durante a noite, seja em uma clínica de sono de internação ou em casa com um monitor de sono portátil.
Se o médico excluir problemas médicos como uma causa do seu sono pobre, considere a terapia cognitivo-comportamental para a insônia (CBT-I), uma forma de tratamento comportamental que se concentra na mudança de hábitos que perturbam o sono.
Criando novos hábitos:
ALIMENTAÇÃO
– Faça uma unica refeição três horas antes de dormir ou se não, coma alimentos antes que possam favorecem a produção de melatonina, como banana com aveia, iogurte, chá de cereja e outros alimentos que contenham vitamina A
– Beba dois copos de liquido antes de dormir, seja agua ou chas que não tenham cafeina
– Nunca tome café, cha verde ou refrigerante, nem como chocolates e doces e nada que tenha cafeína pelos menos três horas antes de dormir.
– Elimine da tua vida todos adoçantes artificiais dieteticos, principalmente os que tenham “aspartame” que é um dos piores inimigos do nosso cérebro, pois ele é um alcaloide que não é metabolizado com energia e vai até seus neuronios criando um curto circuito, o que certamente vai contribuir para insonia e futuros esquecimentos ou doenças mais graves.
ROTINAS
– Evite a luz azul das lampadas de Leds durante a noite ao ver uma TV, ler um romance no computador, vídeo games, Tablet ou e-book pelo menos uma hora antes de dormir,
– Volte ao velho hábitro de atividades pela leitura de um livro ou revistas, este truque pode levá-lo rapidamente ao sono através shoteye (olhos pesados)
– Faça exercício de reprogramação cerebral através de respiração e relaxamento usando a técnica 4-7-8 do Dr. Andrew Weill, cientista da Universidade de Harvard que ensina uma forma de condicionamento que ao longo de algumas semanas te colocará rapidamente dentro do sono. Consiste em fazer 4 sequencias antes de dormir expirando profundamente e contando mentalmente até 4, segure o ar nos pulmões contando até 7 e solte lentamente contando até 8. No começo é meio complicado mas depois de alguns dias voce sentira as mudanças.
– Ouça músicas isocrônicas que produzem ondas de arrastamento cerebral fazendo a glandula pienal do cérebro vibrar e estimular a produção de seratonina e melatonina, além de te pôr na frequência Delta 3-5 Hz de relaxamento que permitir um sono de qualidade mantendo o equilíbrio entre o sono leve (REM) e profundo.
– Se perder o sono não se desespere, faça qualquer atividade fora da quarto até que o sono volte, as vezes demora um tempo para a reprogramação do relógio biológico. Afinal você tem causado isso com teu corpo e precisa pagar o preço pra reprograma-lo. Lembre-se que o mais importante é despertar sempre o mesmo horário, mesmo que isso gere perdas de sono. Procure compensar durante o dia com um soneca leve de 20 minutos se possível.
AMBIENTE
– Nunca leve esses equipamentos eletronicos para o quarto, pois o teu cérebro confunde as funções naturais. Mantenha desligada toda e qualquer luz de LED, até mesmo do seu carregador de celular e use cortinas de black-out.
– Se houver necessidade de alguma luz durante a noite, para ir ao banheiro, procure usar lampadas incandescestes amarelas ou alaranjadas que são as únicas que não explodem a bomba de melatonina e não interferem no sono por serem luz de baixa energia.
– Ao despertar abra a janela do teu quarto e olhe para a luz natural, ela precisa ajudar a desligar o teu relogio biologico e ajudar no relogio biologico.
Fontes de pesquisa:
– Dr. Michael Terman, PhD, diretor do Centro de Tratamento de Luz e Ritmos Biológicos na Columbia University Medical Center.
– Dr. Mark Rea, PhD, diretor do Centro de Pesquisa em Iluminação em Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, NY
– MD. Frisca Yan-Go, diretora do Centro de Distúrbios do sono da UCLA em Santa Monica, –Dr.Andrew Weill, cientista da Universidade de Harvard